segunda-feira, 4 de maio de 2015

Os quatro pilares da Auto estima em direcção ao equilíbrio da sua base.

Uma das conclusões que chego depois de tantos desabafos, avaliações e acompanhamentos : O desequilíbrio de tantos deve-se à ausência destes pilares, ou apenas de algum.


1º Pilar - Autoaceitação: uma postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. Inclui elementos como estar satisfeito e de acordo consigo mesmo, respeito a si próprio, ser "um consigo mesmo" e se sentir em casa no próprio corpo, defendendo-se não ficando contra si.

2º Pilar - Autoconfiança: uma postura positiva em relação às próprias capacidades e  ao seu desempenho. Inclui as convicções de saber e conseguir fazer alguma coisa, de fazê-lo bem, de conseguir alcançar alguma coisa, de suportar as dificuldades e de poder prescindir de algo, capacidade de se adaptar ao exterior de acordo com os recursos internos daquele momento.

3º Pilar - Competência social: é a experiência de ser capaz de fazer contatos. Inclui saber lidar com as outras pessoas, sentir-se capaz de lidar com situações difíceis, ter reações flexíveis, conseguir sentir a ressonância social dos próprios atos, saber regular a distância-proximidade com outras pessoas, ter empatia pelo outro, sem nunca perder o seu valor.

4º Pilar - Rede social: estar ligado a uma rede de relacionamentos positivos. Inclui uma relação satisfatória com o parceiro e com a família, ter amigos, poder contar com eles e estar à disposição deles, ser importante para outras pessoas, sem estar à espera de nada, fazer o bem pela amizade.


Avalie o valor que tem por si...
O que tem feito por si?
Policie-se....
Permita-se ser feliz!


Sem comentários:

Enviar um comentário